domingo, 21 de abril de 2013

PALEA NOSTRA


Embora já tenho perdido a prática, o ciclo agrícola ligado à produção do centeio, mais propriamente à “palha ferrã” é um conhecimento que paira sobre a minha cabeça.
Por essa razão, é que sábado dia 20 de Abril me dirigi ao salão nobre do Teatro Cinema aqui na nossa cidade de Fafe para visitar a exposição “PALEA NOSTRA”.

 E foi com emoção, que vi na inovação, a criatividade do artesão, aliada à tradição, nas práticas e afazeres do quotidiano das camadas mais humildes da nossa população.
As peças artesanais apresentadas e criadas a partir da palha do centeio, surgiram a partir de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo com a colaboração da Câmara Municipal de Fafe.  

Olhando a ser uma cultura de inverno, que não precisa de estufas para se proteger, nem regadios para crescer, adaptável à implantação das nossas terras e propícia ao nosso clima, muito ligada às nossas raizes, perdurando no tempo, é uma actividade que convém dignificar e vale a pena proteger
Também se pode levar em conta do ponto de vista ecológico, que ao contrário dos artigos criados a partir dos plásticos e outros produtos que poluem o planeta, os produtos artesanais a partir da palha do centeio possuem um aroma agradavel e natural e são biodegradáveis.







Filomena Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário